março 12, 2016

Zenit – SL Benfica, 1-2 (1-3)


“Águias” estão nos 1/4 final da Champions

Sport Lisboa e Benfica e Zenit disputaram esta quarta-feira a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois do 1-0 na 1.ª mão, com golo de Jonas, o Estádio Petrovsky foi o palco do desafio da 2.ª mão dos ”oitavos”.

Com um golo de vantagem na bagagem levada até São Petersburgo, ao que se juntou uma enorme determinação e ambição, foi uma equipa personalizada – apesar das muitas mudanças no figurino – que se apresentou em campo.

Na baliza, o jovem brasileiro Ederson; Samaris surgiu adaptado a central, ao lado de Lindelof, com as alas entregues a Eliseu e Nélson Semedo. Meio campo com Fejsa a fechar, reforçado com Renato Sanches, Pizzi e Gaitán; na frente, duas setas apontadas à baliza de Lodygin, Jonas e Mitroglou.

Primeira metade equilibrada, mas com um Benfica com sinal mais, muito ciente daquilo que tinha de fazer… Carácter, inteligência, qualidade e muito coração!

Aos 5’, primeira oportunidade de golo, com Jonas a converter um livre muito perigoso, para defesa atenta de Lodygin; o mesmo Jonas que aos 12’ tentou novamente a sorte, só que desta vez o remate saiu ao lado.

Aos 7’, primeiro remate dos russos, com Dzyuba a atirar ao lado; aos 19’, grande jogada do coletivo “encarnado”, com Renato Sanches a afinar a pontaria, pontaria que não faltou a Nélson Semedo (31’) mas à figura do guardião adversário.

Ainda nos primeiros 45’, mais uma oportunidade de inaugurar o marcador, só que Ederson foi enorme! Hulk serve Dzyuba, mas o jovem guardião “canarinho” saiu com coragem e disse não. Ao intervalo o nulo mantinha-se!

A justiça por vezes tarda… mas não falha!

Segunda metade a começar com equilíbrio, contudo, com o Zenit em desvantagem, a pressão russa intensificou-se, com os comandados de André Villas-Boas a darem o tudo por tudo, perante umas “águias” que, de forma pragmática e muito coração, resolveram.

À passagem da hora de jogo, o encontro partiu-se… com o Zenit, primeiro por Smolnikov, depois através de Dzyuba a ter soberanas oportunidades. Jonas respondeu… mas aos 69’ foi o árbitro húngaro, Viktor Kassai, quem se tornou o protagonista maior!

Zhirkov atropela Nélson Semedo, vai à linha e cruza para Hulk cabecear para o empate! Golo irregular, precedido de falta claríssima, com o árbitro a validar. Inacreditável!

Eliminatória empatada… e Lindelof, minutos depois, de cabeça, por muito pouco não colocava as “águias” novamente em vantagem…. Não colocou o sueco, colocou argentino!

Minutos 85’, Raúl dispara de longe para defesa incompleta, com Gaitán – oportuno – a cabecear para o golo da justiça, para o golo que coloca o Bicampeão português na fase seguinte da prova.

Havia dúvidas de quem merecia seguir em frente? Talisca, no último minuto do tempo de compensação respondeu taxativamente com o 1-2.

O SL Benfica conhecerá o adversário dos quartos de final da mais prestigiante prova de Clubes do Velhinho Continente na próxima sexta-feira, dia 18 de março, num sorteio que terá como palco Nyon (Suíça).

O Glorioso iniciou a partida no Estádio Petrovsky com Ederson; Nélson Semedo, Lindelof, Samaris e Eliseu; Fejsa, Renato Sanches, Pizzi (Salvio,73’) e Gaitán; Jonas (Talisca, 90+1’) e Mitroglou (Raúl, 67’).

Segue-se nova jornada da Liga NOS! O Bicampeão Nacional, líder da classificação geral, tem encontro marcado com o Tondela para a próxima segunda-feira. Este desafio é referente à 26.ª jornada da competição e tem início marcado às 20h00 no Estádio da Luz.

SA
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Sem comentários:

Photobucket